14 de fev. de 2013


Uso do Protetor Solar - Parte 1

1

Olá Pessoas

Como já sabemos, é muito importante o uso do protetor solar em qualquer estação do ano, mas é no verão que precisamos redobrar os cuidados com nossa pele.
Pesquisei algumas informações importantes ref. ao assunto e publicarei em 2 partes.
Aproveitem muito o sol nesse verão e se protejam usando e abusandooooooooooo do protetor solar.
Bjs
Adriana Alves.


O que é UVA e UVB?

UV é a sigla para ultravioleta, que é um tipo de radiação eletromagnetica. A radiação é muito prejudicial e pode ser dividida em UVA, UVB e UVC. Esses raios ao entrarem em contato com a pele, fazem muito mal e podem ser responsáveis até mesmo por cancer de pele. São raios invisíveis e estão presentes tanto no inverno como no verão, com maior incidencia no calor.

Para se previnir da radiação é necessário usar protetor solar diariamente, não pegar sol entre as 10h da manha e 16h da tarde, principalmente pessoas com pele clara e crianças.



A preocupação é relevante por causa dos rombos na camada de ozônio, responsável por filtrar os raios do tipo A (UVA) e do tipo B (UVB). O UVA acelera o envelhecimento da pele, por penetrar em camadas mais profundas. O UVB é o causador do câncer de pele. A capa de ozônio consegue bloquear 5% da radiação UVA e 95% dos raios UVB. De acordo com os cientistas, a cada vinte anos, 4% da camada de ozônio é destruída pela ação de poluentes lançados na atmosfera.  
Por esse motivo, pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além desses, os que possuem antecedentes familiares com histórico de câncer de pele, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas. 

Fontes: Clube da longevidade - Vida Moderna
Significados
Web Jornalismo UP